Palestrantes

Vitorio Yoshinori Furusho

Trabalhou 15 anos no Serpro, Exército, Prefeitura de Curitiba, foi professor na PUC-PR por 20 anos e professor na FAMEC por 5 anos. Coordenou a criação da Norma brasileira ABNT ISO 26300 ODF. Co-autor da Lei ODF no Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Novo hamburgo – RS, Congresso Nacional e Protocolo Brasília ODF. Atualmente é Analista de Informática Master na Celepar há 22 nos. É Ativista de Software Livre, Open Document Format e LibreOffice. É Membro internacional da The Document Foundation, ABNT e Comunidade LibreOffice Brasil. Profissional há mais de 37 anos em TI e Educação. Ganhou Prêmio Internacional ODF Alliance Award.

Márcia Valéria Rodrigues Ferreira

Mestra em Informática pela UFPR – Universidade Federal do Paraná (2009), bacharela em Ciência da Computação pela UFV – Universidade Federal de Viçosa (2006) e em Comunicação Social (Jornalismo e Relações Públicas) pela FIC – Faculdades Integradas de Caratinga (2002). Atualmente é professora no Instituto Federal do Paraná, campus Curitiba, e é coordenadora do Núcleo de Atendimento às pessoas com necessidades especiais do Campus Curitiba. Tem experiência com treinamento e suporte para utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (UFV) e com pesquisa e desenvolvimento de software (C3SL – Centro de Computação Científica e Software Livre da UFPR). Áreas de interesse: Inteligência Artificial, Tecnologias Assistivas, Aprendizagem de Máquina, Computação Afetiva, Sistemas Tutores Afetivos, Interfaces Adaptativas e Educação a Distância.

Marcelo Henrique Felipe

Possui graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Maringá (2003) e especialização em Desenvolvimento Orientado a Objetos Java pelo Centro Universitário de Maringá (2006) . Atualmente é Professor Titular da Universidade Paranaense. Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação.

Marcos Aurelio Pchek Laureano

Possui graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática (2000) e mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – Campus Curitiba.

Eduardo Liquio Takao

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1997), Especialização em Estatística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (1999), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007). Atualmente é Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – IFPR, no regime de trabalho de Dedicação Exclusiva, com lotação no Campus Umuarama. Tem experiência na área de análise estatística, computação e pesquisa de mercado.

Luis Carlos Erpen de Bona

É professor adjunto da UFPR, possui graduação em Bacharelado em Informática (1999) e mestrado em Informática (2002) pela UFPR e doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (2006) pela UTFPR. É chefe do Departamento de Informática desde 2008, tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: Grid Computing, Cloud Computing, Sistemas de Preservação Digital, Redes Peer-to-Peer, Informática na Educação e Software Livre. Participou e coordenou projetos de desenvolvimento tecnológico com financiamento do MEC, SETI-PR e RNP.

Aleksandro Montanha

Aleksandro Montanha tem Mestrado em Ciência da Computação, pela Universidade Estadual de Maringá, sua dissertação teve como objetivo o desenvolvimento de uma solução livre para o processamento de imagens em tempo real aplicado à monitoração de tráfego de veículos em vias públicas. É fundador e coordenador do SolivreX, um evento que tem por finalidade promover o uso do software livre pelo público acadêmico e empresarial. É atualmente o coordenador da Latinux.Org no Paraná, A Latinux é um cluster de profissionais livres da América Latina que desenvolve diversos projetos, incluindo uma certificação Linux. É entusiasta do software livre desde 2005. Palestrante internacional, já participou de mais de 30 projetos de pesquisa internacionais e recentemente foi convidado a integrar o comitê científico do Comtel, um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina, realizada em Lima no Perú.

Allan George Costa Figueira

Em 2004, quando ficou responsável pelo CPD de um Hospital teve seu primeiro contato com bancos de dados e com a WWW, naquele ano fez o seu primeiro website para uso pessoal e seu primeiro site para um cliente. Em 2006 ingressou no curso de Gerenciamento de Redes, oferecido pela UNIP, campus de Manaus/Am. Começou a utilizar o Framework cakePHP em 2009, se apaixonou pelo mesmo e se tornou um evangelizador. Hoje faz uso do Framework cakePHP em conjunto com a biblioteca jQuey em todos os seus trabalhos. Atualmente trabalha na Prefeitura de Umuarama como programador e atende algumas empresas como webmaster e desenvolvedor de aplicativos para dispositivos móveis (Android, BlackBerry, iPhone e WebOS).